domingo, 28 de março de 2010

A Sociedade do Século XIX

Entre o inicio e a metade do seculo XIX, nossa sociedade ainda era caracterizada de um lado pela elite dominante: latifundiarios, escravocratas e grandes comerciantes...Do outro, pela massa de pobres camponeses e escravos...quase não havia classe média...

A partir da metade do seculo XIX inicia-se lentamente o processo de industrialização...Em 1850 havia já cerca de 50 indústrias, entre fábricas de tecidos, alimentação, metalurgia e produtos químicos...
Esta vagarosa industrialização estendeu-se por todo o século XIX e só se começou a acelerar já nas primeiras décadas do nosso século.
houve também o fim do tráfico de escravos em 1850, que liberou capitais para ser investidos ou em cafeicultura ou em pequenas empresas, geralmente fabricas....A abolição da escravatura em 1888, junto com a acumulação gerada pela cafeicultura e a chegada dos imigrantes iriam possibilitar a lenta e gradual modernização da sociedade brasileira, que transformaria a sociedade rural e escravocrata em uma sociedade urbana industrial e o aparecimento da classe média brasileira…

- A burguesia do século XIX pode dividir-se em três grandes grupos:
Alta burguesia: grandes capitalistas(ex:dirigentes de bancos)Média e a pequena burguesia: profissões liberais (ex: jornalistas).

- Quatro razões para os operários do início do século XIX estarem descontentes:
Os operários tinham razões para estarem descontentes no sentido que tinham péssimas condições de trabalho, trabalhavam muitas horas por dia, não tinham descanso semanal e tinham salários muito baixos.

- Três formas de luta que os operários usaram para mudar as suas condições de vida e de trabalho:
Greves, sindicatos e manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário